Tendências do mercado da saúde para o ano de 2023

O mercado da saúde é um dos que mais se mantém fortes tendências de crescimento para o ano de 2023. Não à toa, os profissionais que estiverem atentos às tendências serão aqueles que se sobressairão dos demais, no próximo ano. Curioso (a) para conhecer as tendências? Confira no artigo a seguir! 

 

As projeções do mercado da saúde mostram que o futuro está se mostrando cada vez mais ousado. 

 

Isto é, veremos novas tecnologias e métodos totalmente inovadores chegando para atender às mais diversas demandas. 

 

E, sabendo da importância de se estar atento às novidades que envolvem saúde e tecnologia, preparamos este artigo para que você tenha um panorama do que poderá esperar em 2023. Boa leitura!

2023 vai revolucionar o mercado da saúde 

Estudos recentes apontam que o mercado da saúde deverá crescer 5% ao ano até 2023. Essa porcentagem indica um faturamento aproximado de R$ 1,5 trilhão. 

 

No entanto, mesmo com um crescimento tão significativo, o mercado terá que contornar alguns desafios, nos próximos anos. Sendo entre eles, a falta de mão-de-obra qualificada. 

 

A mesma pesquisa norteia as principais tendências na saúde que serão extremamente relevantes para 2023. Sendo eles: 

 

  • Novos modelos de assistência;
  • Aumento da demanda de serviços especializados;
  • Melhora da assistência com foco na prevenção e na promoção da saúde. 

 

O aumento da demanda tecnológica está cada vez mais em alta pois a população está cada vez mais conectada e isso é uma tendência que se manterá em 2023 e nos próximos anos. 

 

A seguir, você descobre as principais tecnologias que irão revolucionar o mercado da saúde e como os profissionais devem estar atentos para se manter competitivos no mercado. 

 

Continue a leitura, para entender mais sobre este assunto! 

4 tendências no mercado da saúde para ficar de olho

Com o passar dos anos, muitos setores iniciaram a sua transformação digital e o mercado da saúde não poderia ficar de fora. 

Afinal de contas, assim como os procedimentos se tornam mais avançados, a tecnologia e a maneira como os pacientes têm acesso a eles, deve acompanhar esse progresso. 

 

Portanto, é natural que com a virada do ano hospitais e clínicas médicas se programem para avançar no mercado da saúde, mas com o auxílio da tecnologia. 

 

Para que você entenda mais, separamos 3 tendências que prometem contribuir para o crescimento do mercado da saúde, em 2023. Confira:

  1. A solidificação do 5G

No mês de julho de 2022, a tecnologia do 5G começou a funcionar no Brasil e a primeira cidade a recebê-la foi Brasília, após a aprovação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). 

 

A nova tecnologia, quando comparada com a anterior, o 4G, pode ser até 20 vezes mais veloz e ainda apresenta um menor tempo de resposta na transmissão dos dados. 

 

Mas, o que isso tem a ver com o mercado da saúde? 

 

Digamos que, no setor da saúde, a melhora da velocidade através do 5G trará inúmeros benefícios, pois com a otimização dessa tecnologia diversos serviços como, telecirurgias e teleconsultas terão mais precisão. 

 

Embora a internet ainda não seja uma realidade para todos os brasileiros, não podemos deixar de citá-la, pois entendemos que essa inovação é uma excelente porta de entrada para mais tendências em 2023. 

  1. Inteligência artificial (AI)

A chegada da AI em diversos setores não é novidade. E em 2023, essa tendência deve ficar ainda mais forte. 

 

Isso porque, graças aos novos investimentos, empresas do setor público e privado poderão se beneficiar dessa tecnologia. 

 

Entre os principais pontos em que a AI aplicada ao mercado de saúde pode ser benéfica, destacamos as pesquisas, os diagnósticos e as descobertas que possibilitam o tratamento de doenças. 

  1. Metaverso

O metaverso não será benéfico apenas para o mundo dos negócios! Pois, há grandes chances de se tornar uma tendência para os próximos anos, dentro do mercado da saúde. 

 

Grandes players do mercado apostam que o Metaverso auxiliará em todos os setores que necessitam de interação multidisciplinar, pois o conceito promete ampliar possibilidades e diminuir distâncias. 

 

Sendo assim, os profissionais da área da saúde poderão realizar estudos da anatomia, planejar cirurgias e até mesmo discutir casos clínicos com réplicas de casos reais, a fim de obter um melhor diagnóstico. 

 

Embora ainda seja um conceito, é importante estar atento às novidades do que se diz respeito ao metaverso. Quanto mais informados os profissionais estiverem, maiores são as chances de se ter sucesso com essa tecnologia. 

  1. Automação Robótica dos Processos

A RPA nada mais é do que a implementação do uso de robôs nos processos de rotina. 

 

Essa tecnologia terá um avanço e cerca de 60% das tarefas ainda executadas por humanos, poderão ser delegadas aos softwares como, por exemplo, cadastro de fornecedores, registros clínicos etc. 

 

Neste sentido, a RPA permite que o atendimento nas clínicas e nos hospitais se tornem mais eficientes e otimizados. 

 

Isso não significa que os processos deixarão de ser humanizados, pois a tecnologia não avança com o objetivo de distanciar pessoas, mas sim de aproximá-las e tornar os processos cada vez mais ágeis. 

Estar atento ao mercado é a chave do sucesso

Ao longo deste conteúdo você pode descobrir novas tendências para o mercado da saúde, não é mesmo? 

 

A chegada do 5G, a utilização da Inteligência Artificial e até mesmo o conceito do Metaverso são tecnologias que auxiliarão o mercado a dar um grande salto. 

 

No entanto, é preciso pontuar que os novos modelos de negócios dentro do setor surgirão a partir das demandas que a população necessita. 

 

Portanto, as tendências se tornarão cada vez mais globais. Uma vez que, a saúde e as doenças não respeitam as fronteiras dos países. 

 

Sendo assim, pode-se dizer que a saúde e os seus novos serviços terão que se adaptar continuamente para atender às necessidades da população. 

 

A tecnologia está avançando cada vez mais rápido, pois terá um papel fundamental na globalização do mercado da saúde.

 

Isso também se mostrará em novos dispositivos médicos e ferramentas que possibilitarão uma melhora na precisão de um diagnóstico e consequentemente, no surgimento de tratamentos cada vez mais personalizados para doenças. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *