O Congresso Gaúcho de Pediatria foi realizado em Gramado do dia 12 ao dia 14 de maio de 2022. Após dois anos sem o evento presencial, a edição de 2022 contou com conferências, painéis, simpósios e talk shows durante os três dias de congresso. Mais de 600 pediatras compareceram ao evento para estarem atualizados e assim prestarem um serviço cada vez melhor para seus pacientes.
Os assuntos tratados foram bastante diversos e vão desde o impacto da Covid-19 na pediatria até a atualização em guidelines para um atendimento mais preciso. Alergias, como lidar com a rinite alérgica e até mesmo abordagem lúdica para pacientes foram pautas no congresso. Outros temas bem importantes foram a saúde mental, o autismo, dermatite atópica e refluxo, além de mini conferências sobre hemangioma e síndrome metabólica em pediatria.
O novo cenário da pediatria no Brasil pós Covid-19
Todas as áreas da saúde foram afetadas pelo Covid-19 no Brasil e no mundo. No entanto, a saúde das crianças tem sido um ponto a se prestar uma atenção muito maior devido a detalhes. A vacinação e a diminuição no número de leitos pediátricos são circunstâncias polêmicas que podem causar discussões e até mesmo dúvidas.
Segundo o presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Sérgio Amantéa, o fechamento de leitos pediátricos fez toda a diferença neste cenário. E, principalmente por não ter sido algo bem planejado, tem trazido consequências para os pacientes mirins.
Em concordância, o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, Marcos Rovinski, diz que a falta de programação do Estado prejudicou o público infantil. Ele diz que a volta das crianças ao ambiente escolar aumentou casos de doenças virais comuns no inverno. E, mesmo sendo algo esperado devido à convivência em conjunto, não foi algo pensado pelo governo e pode trazer consequências à saúde das crianças.
O uso excessivo de mídias sociais na infância
Gustavo Mini, Head de Estratégia, falou sobre os limites que devem ser impostos para o uso das mídias sociais por crianças. Ele diz que, ao contrário do que muita gente acredita, a tecnologia não é algo natural que pode ser usada de maneira neutra. É preciso entender que o contexto cultural em que vivemos influencia na maneira como interagimos com a tecnologia.
Sendo assim, os limites devem ser impostos para o uso de eletrônicos por crianças sim. Afinal, não é algo que se pode ser aprendido com o tempo, é algo que deve ser ensinado e monitorado para que não cause problemas futuros. As crianças precisam viver sem o vício nas mídias sociais para desenvolverem suas habilidades de comunicação naturalmente, por exemplo. Esconder-se atrás de telas não é a melhor das interações sociais e pode causar traumas a longo prazo.
A Hospitalar Silvano no Congresso Gaúcho de Pediatria 2022
Nós estivemos no Congresso Gaúcho de Pediatria levando uma linha de instrumentos para uso médico, especialmente da área de pediatria da marca Riester. A Riester é uma marca alemã consolidada e reconhecida na área médica que conta com os melhores equipamentos para um atendimento de qualidade.
Pensando em garantir o melhor para os profissionais da pediatria, a Hospitalar Silvano como importadora da marca e distribuidora dos instrumentos, patrocinou o evento e colocou a disposição em seu stand o acesso a estes instrumentos . Nós oferecemos condições exclusivas e preços especiais para comemorar o retorno presencial do evento e, especialmente devido à fama e prestígio que a Riester tem, foi um sucesso de vendas.
Queremos agradecer à parceria com a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) que nos permitiu fazer parte deste evento. Agradecemos também a todos os clientes que aproveitaram nossas ofertas e valores exclusivos de retorno a um congresso presencial e que aproveitaram para renovar e ou repor as suas ferramentas de trabalho.
Fica o nosso muito obrigado a todos os pediatras, palestrantes e convidados que participaram do Congresso Gaúcho de Pediatria em 2022. Ano que vem nos vemos lá novamente!