Manutenção preventiva de equipamentos para a redução de custos

Manter a rotina de manutenção preventiva e calibração do parque tecnológico do hospital
garante a redução de custos e de prejuízos no atendimento para os hospitais.
As instituições hospitalares e de saúde possuem inúmeros gastos diários para oferecer o
melhor atendimento para os seus pacientes. Mesmo assim, em alguns ambientes, a
manutenção dos equipamentos é realizada apenas de forma reativa, onde os problemas
precisam aparecer para serem solucionados. Esse formato de trabalho a curto prazo pode
parecer mais econômico, mas o que tem se verificado é que a manutenção preventiva com
um cronograma organizado traz muitas vantagens para os hospitais, além de trazer mais
garantia de um bom atendimento para os clientes e manter as instituições dentro das normas
exigidas pelos órgãos de acreditação hospitalar. Continue a leitura para saber mais sobre a
importância das rotinas de manutenção e calibração de equipamentos.
Por que é importante fazer a manutenção preventiva de equipamentos hospitalares?
É importante que as equipes diretivas das instituições de saúde tenham conhecimento de que
os programas certificadores dos hospitais de qualidade do serviço estão cada vez mais atentos
no momento da realização das suas auditorias em relação aos requisitos de rotina documental
de calibração dos equipamentos e ao cronograma de manutenção preventiva para garantir a
segurança e o bom atendimento dos pacientes. Quando se trabalha de forma sistematizada
com a manutenção e revisão preventiva dos equipamentos, a vida útil das tecnologias
aumenta, reduzindo gastos e a necessidade de reposição antes do prazo. Por isso, fazer um
cronograma de todas as calibrações e manutenções necessárias deve fazer parte da rotina de
organização do hospital.
Como fazer um cronograma de manutenção preventiva?
A criação de cronogramas para fazer as revisões de forma a antecipar-se aos possíveis
problemas têm custos, porém estes mostram-se muito abaixo dos custos de repor máquinas
com danos de uso ou com falhas maiores. Geralmente nesses casos exige-se muito mais
tempo e investimento para fazer os consertos necessários. Já, quando o cronograma de
manutenção está sendo seguido de forma adequada, os técnicos responsáveis pelo serviço
podem verificar defeitos em sua fase inicial e estão disponíveis para solucionar situações
momentâneas que podem ocorrer e, até mesmo, orientar os profissionais da saúde quanto ao
uso correto dos equipamentos e as melhores maneiras de aproveitar o melhor das tecnologias.
Dessa forma, é preciso organizar o período necessário para cada calibração para que possa
ser feito um rodízio de equipamentos e todos sejam contemplados no período adequado. É
importante observar as orientações do fabricante de cada item antes de estabelecer a
periodicidade e as manutenções necessárias. Veja de forma individual a necessidade de cada
máquina, como devem ser os cuidados diários e periódicos, além de instruir a equipe sobre
cada um dos processos que será realizado. Faça com que essas informações sejam acessíveis
a todos para que não haja confusões. A equipe de marcação e atendimento também deve ser
 
informada sobre os períodos de revisão para que não aconteçam equívocos em agendamentos
caso algum equipamento não esteja disponível.
Quais são as vantagens de fazer a manutenção preventiva?
Além da economia direta que se observa quando se faz uma manutenção e correção antes de
que um problema maior seja ocasionado nos equipamentos, são observadas outras vantagens
para as instituições que investem nos cuidados preventivos:
Garantia na continuidade dos atendimentos e realização de exames
A principal vantagem percebida e que é ligada também à lucratividade da organização é a
realização plena dos atendimentos aos pacientes, principalmente os agendados. Isso evita
muitos transtornos para pacientes e para a equipe que precisa realocar os horários das
pessoas, gerando insatisfação e prejudicando, muitas vezes, tratamentos e diagnósticos em
andamento. Sem contar nos atendimentos de emergência que ficam prejudicados.
Cuidado com a saúde e segurança dos pacientes
A saúde e a segurança dos pacientes garantidas é mais uma vantagem de se trabalhar com
equipamentos com as revisões em dia. É a garantia de uma prestação de serviços que
apresenta os melhores resultados e não irá prejudicar a imagem do hospital por uma falha
ocorrida durante a realização de um exame, por exemplo.
Garantia de diagnósticos precisos
Outra vantagem essencial para a realização de diagnósticos eficazes é a precisão nos
resultados. Esse ponto é crucial para os atendimentos e deve ser prioridade quando se fala em
organizar um cronograma de manutenção preventiva.
Quando se fala de economia e otimização de processos para se ter maiores rendimentos,
muitos são os pontos escolhidos pela direção de hospitais e clínicas de atendimento à saúde
para serem controlados e verificados. Porém a manutenção dos equipamentos nem sempre
costuma fazer parte dessa lista de prioridades, pois, muitas vezes, esse serviço é considerado
um gasto e se prefere acioná-lo apenas de forma reativa, quando algo estraga ou deixa de
funcionar de maneira adequada.
Contudo, o que pode se observar dentre os espaços que realizam em seus conjuntos de
equipamentos, é que realizar a manutenção preventiva periódica de todos os itens segue
sendo muito mais vantajoso em termos de economia e serviços oferecidos. Já que os
problemas são encontrados no seu estágio inicial e é possível programar a oferta dos serviços
dependentes das máquinas para não deixar nenhum paciente sem a assistência necessária.
Diferentemente de quando espera-se o defeito surgir para chamar um técnico especializado
onde todos os atendimentos podem ser prejudicados trazendo ainda mais prejuízo para a
instituição. Por isso, é importante contar com a parceria de uma empresa especializada na
manutenção preventiva e assistência técnica de equipamentos hospitalares com a
 
capacidade de elaborar um cronograma eficiente e que traga economia e otimização de
resultados para o hospital.
Sua clínica ou hospital está precisando trabalhar com equipes de serviços de manutenção
preventiva? Na Hospitalar Silvano, trabalhamos com a venda de produtos para ventilação
mecânica, camas hospitalares e macas, posicionadores cirúrgicos, aparelhos de ultrassom,
mobiliário de hoteleria hospitalar, entre outros. Realizamos também, os serviços de
manutenção e assistência técnica de diferentes equipamentos, como camas hospitalares
motorizadas, monitores multiparâmetros, cardioversores, desfribiladores, oxímetros,
eletrocardiógrafos e esfigmomanômetros. Para saber mais sobre o nosso trabalho, entre em
contato conosco: (51)3084.8050.