Oferecer os melhores ambientes, tecnologia e atendimento andam lado a lado na hora de
conquistar clientes.
Com a constante melhoria e disponibilidade de tecnologia necessária para realizar exames e
fazer procedimentos na área hospitalar, os pacientes passam a ter diferentes possibilidades e
alternativas na hora de escolher o local para a realização dos procedimentos aos quais precisa
se submeter. Por isso, cada vez mais as instituições hospitalares e clínicas precisam trabalhar
para planejar e aprimorar o setor de hotelaria. Essa forma de trabalho pode trazer muitos
clientes para as instituições onde é exigido cada vez mais um tratamento humanizado. Para lhe
ajudar a pensar os primeiros passos da mudança de padrões da hotelaria da sua instituição,
preparamos um conteúdo especial sobre hotelaria hospitalar e suas vantagens.
Quais são os benefícios para o hospital de uma hotelaria bem equipada?
Quando se começa a pensar em melhorar a estrutura da hotelaria do hospital, é preciso
entender que existem sim vantagens para o local e estes benefícios podem ser aproveitados e
potencializados de acordo com a forma trabalhada. Algumas das principais vantagens
observadas são:
Valorização da marca perante o público e da concorrência no mercado
Quanto mais a instituição demonstra interesse na melhoria da qualidade do seu atendimento e
estrutura, melhor fica a sua imagem frente ao público e ao mercado como um todo. Dessa
forma, a tendência de uma empresa com uma melhor imagem é progredir ainda mais no seu
ramo.
Aumento na quantidade de exames e cirurgias realizados
Quando a confiança do público por uma marca aumenta, maior tende a ser a quantidade de
clientes solicitando o serviço prestado. Por isso, as cirurgias eletivas e exames, por exemplo,
podem passar a ter mais público interessado. A assistência preventiva deve estar pronta para
entregar aos pacientes um ambiente de acolhida para que a boa imagem seja propagada para
cada vez mais pessoas.
Quais são as vantagens para o paciente de uma hotelaria hospitalar de qualidade?
Para os pacientes e acompanhantes as melhorias são, além de percebidas, benéficas para a
passagem dos momentos de mudança, dificuldade ou espera.
Menor tempo de recuperação
O bem-estar é um dos fatores que torna o processo de recuperação, principalmente de
pacientes acamados, mais confortável e facilitado. Dessa forma, é preciso entender que
entregar para os clientes um serviço diferenciado e eficiente pode garantir um retorno breve e
uma maior disponibilidade de quartos e acomodações.
Melhor atendimento para pacientes e acompanhantes
Equipamentos adequados, novos e com tecnologia de ponta, um atendimento de primeira
categoria e um ambiente mais acolhedor durante a internação, são fatores que mudam toda a
forma de entrega de um serviço. Não só para os pacientes, como para os familiares. Esse
atendimento passa também pelas entregas com maior humanização, atualizações como a
permissão do recebimento de pets nos quartos, alimentação, higienização, roupas de cama,
segurança e todos os campos de atuação do local.
Como fazer a implantação de melhorias na hotelaria hospitalar?
Preparar a cultura da instituição
Antes de iniciar a implantação de um novo movimento de cultura da organização, é preciso
orientar as equipes sobre os novos procedimentos que passarão a ser seguidos pela
instituição, pois não basta fazer todas as mudanças e adaptações tecnológicas e de
equipamentos, sem que os profissionais estejam alinhados com as novas diretrizes da
empresa. É o trabalho em conjunto de todos que possibilita a realização de um atendimento de
hotelaria de excelência. Para tal, invista em manuais com orientações do que deve ser feito e
como deve ser feito. Providencie treinamentos para a equipe. Para que, de forma prática,
sejam avaliados os procedimentos e, inclusive, sejam realizados todos os ajustes necessários
antes da implantação.
Avaliar custo-benefício das ações
Todas as ações e mudanças que se pretende realizar devem passar por uma avaliação
criteriosa para verificação dos prós e contras de cada ponto de melhoria, de quais devem ser
as prioridades de execução e o que efetivamente irá proporcionar ganhos para a instituição.
Analise a realidade da empresa, avalie as questões de tamanho e disponibilidade da equipe,
verifique as possibilidades financeiras para investir nas melhorias e o tempo disponível para
colocar em prática tudo o que foi organizado. E, para começar um trabalho eficiente de forma
organizada e com orientação para o sucesso, a melhor forma é investir em um bom
planejamento de transição. Para isso, vamos lhe auxiliar com a apresentação do próximo
passo, mas não menos importante, para organizar a implantação de processos de melhoria nos
serviços de hotelaria da sua clínica, hospital ou instituição de cuidados com a saúde.
Estabelecer um planejamento de implantação de melhorias
Todos os processos de mudança exigem planejamento e organização da ordem de realização
de cada etapa. Com essa visão e, após fazer o levantamento do que pode ser feito em sua
instituição faça um planejamento e um cronograma de implantação de todas as melhorias.
Atualmente os serviços hospitalares são utilizados pelo público de diferentes formas e, na
maioria dos casos, existe um processo de escolha onde diferentes fatores são levados em
consideração, principalmente em cirurgias e outros procedimentos eletivos, além das
necessidades exigidas em situações de internações com um período mais longo. Todas essas
situações trazem uma necessidade por parte do público de optar por locais onde o serviço de
hotelaria hospitalar possui um diferencial em relação aos demais. Por isso, encontrar uma
maneira de adaptar o serviço de hotelaria a um patamar que transmita conforto e bem-estar é
fundamental.
Para as instituições que precisam trabalhar melhorias nos equipamentos e materiais, contar
com a parceria de uma empresa com anos de experiência no segmento médico-hospitalar no
Rio Grande do Sul com produtos e serviços de alta qualidade, é fundamental. Na Hospitalar
Silvano, trabalhamos com pesquisas de formas constante para que a tecnologia e a qualidade
dos nossos produtos e serviços esteja sempre à frente das tendências de mercado, oferecendo
uma ampla gama de produtos em nosso portifólio para atender diferentes demandas, pensando
sempre na adequação à realidade das diferentes instituições. Dessa forma, passamos a ser
referência na região Sul do país.